SESSÕES PARALELAS

DIA 1 - 29/06 (terça-feira)

SESSÃO 1 | Comunicação, Ciência e Saúde 
Moderadora: Madalena Oliveira
1. Contributos para a importância da utilização de focus group em estudos de Comunicação: o caso das estratégias de comunicação para angariação de dadores de sangue
(João Simão, Vanessa Santo)
2. Comunicação pública e campanhas nacionais de vacinação em contexto de midiatização: as estratégias comunicacionais do Ministério da Saúde na crise da cobertura vacinal de 2018 (Johnny Ribas da Motta, Nelia Rodrigues Del Bianco)
3. Análise retórica de política por meio da análise de conteúdo: o caso da pesquisa sobre as prioridades da política pública de nanotecnologia do Brasil (Josemari Poerschke de Quevedo, Noela Invernizzi)
4. O storytelling na comunicação em saúde: revisão bibliográfica de uma história mal contada? (Luísa Carvalho Carreira) 

SESSÃO 2 | Jornalismo e Sociedade 
Moderador: Bruno Araújo
1. Aproximações entre a análise de conteúdo e a entrevista em profundidade: uma proposta metodológica sobre como investigar o uso de imagens de videovigilância na produção noticiosa (Antonio Pinheiro Torres Neto)
2. A Internet como fonte de informação política nas eleições europeias de 2019 em Portugal: desafios metodológicos na utilização de big data (Filipe Montargil, Rodrigo Pinheiro, Cláudia Silvestre)
3. Engagement in numbers: 80 news sites, 8 countries & the 3 standard tools to capture the audience (Gabriela Gruszynski Sanseverino)
4. Acidentes ou desastres? Os enquadramentos na construção de sentidos sobre os rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho (Thâmara Filgueiras Santos)

SESSÃO 3 | Dinâmicas Comunicacionais 
Moderador: Filipa Subtil
1. Como se comportam a esquerda e a direita brasileiras no Whatsapp? Um estudo sobre a dinâmica de grupos e as relações dos seus membros com adversários políticos na eleição de 2020 (Geraldo Bulhoes Bittencourt Filho)
2. Métodos e metodologias aplicados para compreensão da reconfiguração da opinião pública na era da comunicação digital (Keila C. G. Rosa)
3. Série Vaza Jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens (Luan Moraes Romero)
4. Economia política dos media e estudos culturais: a aproximação metodológica (Mateus Silva Noronha)

SESSÃO 4 | Comunicação e Género 
Moderadora: Maria João Silveirinha
1. Um universo todo seu: os caminhos para investigar o jornalismo e as leitoras nas plataformas digitais (Elizângela Carvalho Noronha)
2. Encontro de mulheres no documentário em primeira pessoa latino-americano e a dimensão espacial (Laís de Lorenço Teixeira)
3. A construção do ethos em "Barbarella" (1968) (Lucas do Carmo Dalbeto)
4. Bela e comportada (e do lar?): socialização da mulher e construção da feminilidade na Socila (Maria Carolina Medeiros)

SESSÃO 5 | Comunicação Organizacional e Institucional  
Moderador: João Figueira
1. O estudo de caso como metodologia para avaliar a transferência de conhecimento e tecnologia entre universidade e empresa: o caso EMaDeS (Carla Sousa, Anabela Gradim)
2. A emergência dos novos recursos de comunicação de crise pandémica (Covid-19) e a transformação nas dinâmicas organizacionais (Célia Miranda Carrasqueiro)
3. Ciência Aberta: comunicação, compartilhamento de dados na cibercultura, uma crítica ao seu discurso (Gesialdo Silva do Nascimento)
4. Universidade, conhecimento e ciência: um enclave comunicacional (Sergio Quiroga)

SESSÃO 6 | Media e Cultura Digital 
Moderador: Élmano Ricarte
1. Comunicação conectada: influenciadores digitais da comunidade de League of Legends (Marina Paula Darcie)
2. "Prefiro não comentar": as percepções dos públicos que utilizam as redes sociais para consumir notícias (Mayara da Costa e Silva)
3. Pixels apagados, backup vital: uma análise sobre as novas tendências no lidar com a morte no ciberespaço (Milena Albuquerque)
4. Visibilidade e vigilância dos corpos nas redes sociais digitais: pistas e desafios metodológicos a partir das contribuições de Aby Warburg (Raquel Assunção Oliveira)

SESSÃO 7 | Rádio e Televisão 
Moderador: Silvio Correia Santos
1. Jornalismo de dentro para fora: métodos de investigação das narrativas do jornalismo de TV na Amazônia contemporânea (Alcione do Nascimento Carepa, Vânia Maria Torres Costa)
2. Webrádios jornalísticas: metodologias para uma análise comparativa entre quatro emissoras piauienses (Paulo Fernando de Carvalho Lopes, Mariana Gomes dos Santos)
3. Viola caipira na sociedade em midiatização: mediações, hibridismos e experiência estética (Ricardo Polettini)
4. Amazônia Legal: o envolvimento da audiência em telejornais das regiões Norte e Nordeste do Brasil (William Castro Morais, Cleide Luciane Antoniutti)

SESSÃO 8 | Epistemologias, Teorias e Metodologias da Comunicação 
Moderadora: Paula Lobo
1. Hermenêutica de profundidade: um perfil do método para a pesquisa em Comunicação no Brasil (Keynayanna Késsia Costa Fortaleza, Felipe Parra, Patrícia Ruas Dias, Claudia Farias Lopes Trintin, Larissa Bortoluzzi Rigo)
2. A teoria do framing no contexto da Comunicação em Portugal e Brasil entre 2007 e 2016: uma análise comparativa (Rafael Mangana, Valeriano Piñeiro-Naval, Ricardo Morais)
3. A bibliometria e a meta-investigação enquanto técnicas para o estudo da produção científica na área da Comunicação (Ricardo Morais, Valeriano Piñeiro-Naval)
4. Análise de conteúdo e a construção de um panorama das Ciências da Comunicação no Brasil (Rodrigo Gabrioti)

Contacto

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Largo da Porta Férrea, 3000-370
Coimbra - Portugal
jornadascomunicacaofluc@gmail.com
Facebook.com/JornadasComFluc

Built with ‌

Web Creation Software