SESSÕES PARALELAS

DIA 2 - 30/06 (quarta-feira)

SESSÃO 9 | Comunicação e História 
Moderadora: Maria João Silveirinha
1. Passagem desbotada na memória das nossas novas gerações: a atualidade de Euclides da Cunha evidenciada na teleficção (Aurora Almeida de Miranda Leão)
2. Brasil e Portugal: antagonismo na construção da narrativa nacional durante a Primeira República (Carolina de Moraes Souza, Franciline Moraes)
3. Memórias da comunicação brasileira: um estudo etnográfico sobre representações do consumo (Isabel Cristina Feix)
4. História oral e nostalgia: os depoimentos sobre a revista Intervalo (Talita Souza Magnolo)

SESSÃO 10 | Comunicação e Política
Moderador: João Miranda
1. Imprensa e populismos: proposta metodológica para a investigação da representação do fenômeno político populista na imprensa (Carlos Vinicius Silva dos Santos)
2. Notícias sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade 2566 publicadas no portal digital do Supremo Tribunal Federal à luz da análise de discurso francesa (Deborah Cunha Teodoro)
3. Cidadão Facebook | A comunicação digital no poder local lisboeta: a articulação entre a comunicação estratégica e a comunicação política das Juntas de Freguesia de Lisboa (João Carlos Martins)
4. O que o jornal pensa: os enquadramentos sobre o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro nos editoriais da Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo (Mara Karina Sousa Barbosa da Silva)
5. Um país entre processos de vertiginosa formação (Meire Oliveira Silva)

SESSÃO 11 | Comunicação Organizacional e Institucional
Moderador: João Figueira
1. Não é só futebol. As ações de comunicação e a responsabilidade social dos clubes da I Liga de Portugal e da Série A do Brasil (Fernando Jesus da Rocha)
2. De que forma a comunicação organizacional influencia a construção da sociedade? Articulações sobre a lógica discursiva das organizações empresariais no contexto em midiatização (Mariana Carareto Alves, Roseane Andrelo, Teresa Ruão)
3. Panorama da dimensão comunicativa em câmaras municipais brasileiras (Paulo Antônio de Sousa Marquêz, Paulo Celso da Silva)
4. Envolvimento entre empresas privadas e ativistas de direitos humanos: uma abordagem etnográfica de relações públicas (Naíde Müller)
5. As novas configurações do poder nas narrativas comunicacionais e seu impacto nas relações organizações-empregado e empregado-empregado, especialmente em tempos de trabalho remoto (Renata Calonego)

SESSÃO 12 | Comunicação, Consumo e Públicos
Moderador: Pedro Jerónimo
1. Jornalismo infantojuvenil: metodologias de um processo de produção multidisciplinar (Ana Cátia Ferreira)
2. Cartografia na comunicação: mapeando a juventude da publicidade (Ariadni Loose, Juliana Petermann)
3. Disputas discursivas no debate mediático sobre publicidade infantil: a análise crítica do discurso como estratégia metodológica (Bárbara Janiques de Carvalho, Brenda Guedes)
4. Uso de ecrãs e dinâmicas sociais de pré-adolescentes na área suburbana de Lisboa: uma abordagem metodológica mista complementar (Fábio Anunciação, Carla Cruz)
5. Desafios atuais na pesquisa com idosos: realização de um filme com o grupo de risco da pandemia de Covid-19 (Valmir Moratelli)

SESSÃO 13 | Comunicação, Imagem e Audiovisual
Moderadora: Carla Martins
1. A extensão do olhar: a câmera diegética no cinema brasileiro (Arnaldo de Freitas Vieira)
2. Existe um cinema militante no Brasil contemporâneo? (Carlos Eduardo Ribeiro)
3. A política do cotidiano nas pornochanchadas brasileiras: aspectos da construção conceitual de uma tese (Guilherme Fumeo Almeida)
4. Circularidades audiovisuais: diálogos entre a teoria dos sistemas-mundo e os processos artístico-comunicacionais (Luiz Felipe Baute)
5. Narrativas documentais como instrumento de guerra: a imagem como testemunho em documentários realizados no contexto da guerra síria (Mariana Teixeira Elias)

SESSÃO 14 | Jornalismo e Sociedade
Moderador:  Carlos Camponez
1. Pandemia, media e margens: uma análise do conteúdo jornalístico sobre os efeitos da Covid-19 nas populações indígenas brasileiras (Gustavo Freitas, Luísa Carvalho-Carreira)
2. Análise discursiva crítica da representação da situação de rua no jornal Correio Braziliense (2014 – 2018) (Larissa Costa Silva, Viviane de Melo Resende)
3. A utilização das fontes jornalísticas na produção de jornalismo cultural em Portugal (Maria Manuel Pedrosa Simões e Silva Freitas)
4. A representatividade negra no mangá: identidades e representações nos quadrinhos japoneses (Michele Delbon Silva)

SESSÃO 15 | Media e Cultura Digital
Moderadora: Inês Amaral
1. Estratégias de amostragem para a investigação qualitativa em Comunicação com grupos dispersos: reflexões metodológicas de um trabalho em construção (Bruno Santos N. Dias)
2. O potencial de visualidade nos media: uma análise das primeiras páginas da imprensa generalista (Joana Martins)
3. Mapeamento de publicações nas redes sociais no contexto das Ciências da Comunicação: proposta de um meta-modelo de análise (João Pinto, Teresa Cardoso, Ana Isabel Soares)
4. Análise de mídia social governamental: estudo de caso da fan page da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Leandro Peters Heringer, Rodrigo Baroni de Carvalho)
5. Instrumento para medir la transmedialidad en un entorno digital de comunicación de la ciencia (Sergio Sánchez)

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