Chamada para comunicações

As Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC têm-se consolidado, ano após ano, como um ambiente de promoção e troca de conhecimento da área entre um crescente e diverso número de investigadoras e investigadores. Na sua já IV edição propomos pensar, desta vez, sobre Os Caminhos Cruzados da Comunicação e da Democracia. 


No que às Ciências da Comunicação diz respeito, a comunicação e o jornalismo desempenham um papel central nos sistemas democráticos (Habermas, 2012). É também por meio da comunicação que se podem ampliar (ou restringir) as liberdades (Bobbio, 1997, 2007; Dahl, 2001; Gomes, 2005). A democracia moderna exige espaços públicos de debate, diálogo e a busca do (possível) entendimento, em que os elementos sociais dinâmicos são criados pela comunicação entre pessoas e entre estas e as organizações.

Numa altura em que em Portugal se assinala, também, meio século volvido do 25 de abril, apelamos às investigadoras e aos investigadores que submetam resumos que reflitam acerca da relação matricial entre a democracia, os media, e os diversos agentes e atores da comunicação. Por conseguinte, a Comissão Organizadora e a Comissão Científica das IV Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC convidam à apresentação de trabalhos com foco em temas relevantes no seio das Ciências da Comunicação, tais como:

  • Relação entre media e democracia;
  • Jornalistas como atores democráticos;
  • Liberdade de expressão e comunicação;
  • Movimentos antidemocráticos e media;
  • Desinformação e esfera pública;
  • Papel democratizador da comunicação no ecossistema organizacional;
  • Relação entre a comunicação, as organizações e a sociedade;
  • Accountability, compliance, transparência e os seus impactos em sociedades democráticas;
  • Comunicação digital e democracia;
  • Inteligência Artificial, media e democracia;
  • Género, media e democracia;
  • Literacia mediática como ferramenta democrática.


A lista não pretende ser exaustiva, pelo que se encoraja à submissão de outros tópicos que se enquadrem no tema desta edição. 

As IV Jornadas de Ciências da Comunicação da FLUC destinam-se a estudantes e a investigadoes/as nacionais e internacionais, e decorrerão nos dias 12 e 13 de junho de 2024, em formato híbrido, mantendo as sessões paralelas exclusivamente online. As inscrições são gratuitas, mas a participação está condicionada a uma inscrição prévia. Os/As estudantes e/ou investigadores/as e interessados/as em participar deverão enviar resumos em português (de 300 a 500 palavras, no máximo), de 8 de janeiro de 2024 a 15 de março de 2024, relativos a investigações individuais ou colaborativas, projetos individuais de doutoramento ou de mestrado, ou partes específicas de projetos de investigação já concluídos ou em desenvolvimento.

Condições para submissão

  • Os/As interessados/as em participar podem apresentar as suas propostas de comunicação através do formulário de submissão disponível no link abaixo;
  • Cada investigador/a poderá submeter, no máximo, um trabalho como autor/a principal e um segundo em coautoria. Aos/Às autores/as de trabalhos produzidos coletivamente, pedimos que uma só pessoa (independentemente do grau académico) faça a apresentação, cujo limite máximo é de 10 minutos;
  • Os trabalhos devem ter como autor/a principal um/a investigador/a doutor/a, doutorando/a, mestre ou mestrando/a. Nos casos em que um dos autores é estudante de mestrado, é aconselhável que exista um/a segundo/a autor/a doutorando/a ou doutor/a. No caso dos estudantes de licenciatura (graduação) é obrigatório que exista um/a segundo/a autor/a doutorando/a ou doutor/a.
  • Cada trabalho não poderá ter mais do que 3 autores;
  • Os resumos devem apresentar, sucintamente, o problema de investigação, metodologia, principal método de análise (dos dados, se aplicável) e conclusões/resultados principais. Os resumos que não apresentarem essas informações poderão ser rejeitados.
  • O idioma das comunicações é o português;
  • Não é necessária a submissão das referências bibliográficas, mas as citações devem seguir a Norma APA (7ª edição);
  • As submissões devem incluir impreterivelmente os seguintes elementos, sob pena de serem rejeitadas antes do processo de avaliação pela Comissão Científica:
    • Nomes dos/as autores/as;
    • Afiliação institucional;
    • Endereço eletrónico;
    • Título da comunicação (claro e informativo);
    • Resumo (de 300 a 500 palavras, excluindo o título);
    • Três a cinco palavras-chave.

Os resumos serão sujeitos ao processo de dupla revisão cega por Doutores/as da área das Ciências da Comunicação e afins.

O certificado de apresentação só será enviado se o trabalho for apresentado, e o certificado de participação é somente enviado a quem assistir a, pelo menos, 50% das sessões principais.

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